A Eclipse Foundation

O Eclipse é uma comunidade de código-fonte aberto cujos projetos se concentram em fornecer uma plataforma de desenvolvimento e frameworks de aplicativo baseados em código-fonte aberto e neutros em relação a fornecedores para a criação de software. é uma corporação sem fins lucrativos formada para avançar no processo de criação, evolução, promoção e suporte da Eclipse Platform e incentivar tanto uma comunidade de código-fonte aberto como um ecossistema de produtos, capacidades e serviços complementares.
Os líderes do setor Borland, IBM, MERANT, QNX Software Systems, Rational Software, Red Hat, SuSE, TogetherSoft e Webgain formaram, em novembro de 2001, o eclipse.org Board of Stewards. No final de 2003, o número de membros desse consórcio inicial havia aumentado para mais de 80.
O Eclipse foi originalmente desenvolvido pela Object Technology International (OTI), que mais tarde foi comprada pela IBM.
A IBM subsequentemente doou a tecnologia Eclipse (segundo informes, valendo US$ 40 milhões) para organizações de código-fonte aberto e recrutou as várias corporações mencionadas anteriormente para, conjuntamente, desenvolverem produtos altamente integrados para essa plataforma (na forma de plug-ins).
A Eclipse Foundation é semelhante à Apache Foundation pelo fato de fornecer ferramentas de código-fonte aberto. Mas uma das diferenças subjacentes é que as ferramentas Eclipse tendem a ser uma natureza mais gráfica que as ferramentas Apache, que tendem a ser mais baseadas em texto, como servidores, APIs e ferramentas (Ant e Tomcat, por exemplo). Penso que isso é uma mudança revigorante. Acho que finalmente os fornecedores de ferramentas Java começam a entender isso.
A batalha das ferramentas de desenvolvimento gráfica só agora começou. Por que demorou tanto tempo está além da minha compreensão, considerando o fato de que ferramentas robustas de desenvolvimento/depuração com interface gráfica para outras linguagens de programação já estão disponíveis há algumas décadas.

Eclipse: Uma caixa de ferramentas consolidada

A plataforma Eclipse, combinada com o grande número de plug-ins disponíveis altamente integrados, serve essencialmente como um ambiente de desenvolvimento de software consolidado. Por exemplo, há plug-ins disponíveis para diagramação de UML, codificação, depuração, gerenciamento de banco de dados, teste de unidade, gerenciamento de servidor de aplicativos, documentação e muito mais. Você poderia pensar no Eclipse como uma caixa de ferramentas, análoga à caixa de ferramentas de um carpinteiro, que contém vários tipos de ferramentas para fazer seu tipo de trabalho.

About LuisCM

Mentor, Architect, Developer and Evangelism OSGi, D, Qt, Android, Eclipse Platform and Middleware Applications. Representative Eclipse Regional Communities Brazil OSGi Alliance Supporter Opal SWT Widgets Committer RoboVM Committer
This entry was posted in Eclipse and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s